NOSSAS LUTAS
Ao longo dos anos temos participado de várias lutas sociais. Participamos de coletivos locais e também de campanhas nacionais e internacionais.
Coletivo Vozes Maria
O Coletivo Vozes Maria surgiu a partir da articulação do apoio da companheira Maria da Consolação ao legislativo municipal. Conquistamos 4.199 votos e daí, avaliamos ser fundamental continuarmos organizados e organizadas, lutando pelas propostas apresentadas para a Cidade e o Estado. Para a união de forças e a mobilização junto às tomadas de decisões e dos projetos que impactam nossas vidas nas esferas municipal, estadual e federal, é que convidamos você para o Coletivo Vozes Maria e fazer conosco, desde já, as lutas necessárias para transformamos nossa cidade, Minas e o Brasil, no que acreditamos ser a utopia socialista e termos para nós e as próximas gerações possibilidade e a liberdade de sermos felizes e realizarmos nossos sonhos.

Instituto Carlos Campos
O Instituto Carlos Campos, criado em homenagem ao companheiro Carlos Campos, militante histórico das lutas sociais de Minas e do Brasil que nos deixou um legado de compromisso com a solidariedade humana e com a construção da revolução brasileira. O ICC é um espaço comprometido com a memória, formação e comunicação dos movimentos sociais.
ACOMPANHE:

8M Unificado
O 8M Unificado é uma articulação de diversos coletivos, organizações políticas e militantes feministas que atuam na região metropolitana de BH. o 8M tem como compromisso o incentivo a auto organização das mulheres e ações permanentes nas lutas pelo direito ao nosso corpo, a uma vida sem violência patriarcal, institucional e estatal.

Campanha Nacional Pelo Direito à Educação
A Campanha foi fundada em 1999 e hoje é considerada a articulação mais ampla e plural no campo da educação no Brasil, constituindo-se como uma rede que articula centenas de grupos e entidades distribuídas por todo o país, incluindo comunidades escolares; movimentos sociais; sindicatos; organizações não-governamentais nacionais e internacionais; grupos universitários, estudantis, juvenis e comunitários; além de milhares de cidadãos que acreditam na construção de um país justo, democrático e sustentável por meio da oferta de uma educação pública de qualidade.
Integramos o Comitê Mineiro da Campanha e nos articulamos junto às lutas pela efetivação e ampliação das políticas educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica, e de qualidade no Brasil.

Campanha Fora Bolsonaro
Estamos nas ruas pelo #forabolsonaro desde o movimento #elenão. Participamos de várias ações coletivas organizadas por uma diversidade de movimentos sociais das minas gerais, ocupando as ruas de inúmeras cidades durante todo o ano de 2019 e 2020.
A partir do processo de articulação e entrada do super pedido de impeachment foi criada a Campanha Nacional Fora Bolsonaro com comitês estaduais. Estamos presentes no Comitê Mineiro Fora Bolsonaro.
ACOMPANHE:
Ocupação do DOPS-BH: Memória, Verdade e Resistência

Movimentos sociais ocuparam, desde o dia 1 de abril de 2025, o antigo prédio do DOPS, em Belo Horizonte, um dos principais símbolos da repressão durante a ditadura militar. Participe e fortaleça a luta por memória, verdade e justiça!
A ocupação não é apenas um ato simbólico – é um chamado à luta de todos os que defendem uma sociedade justa, democrática e livre de qualquer sombra autoritária. O prédio do DOPS foi um centro de repressão e tortura. Por isso, os movimentos sociais exigiram e conquistaram, em 2018, a transformação do espaço em Casa da Liberdade – Memorial dos Direitos Humanos.
Permitir que ele siga abandonado ou desviado de sua vocação histórica é aceitar o apagamento da nossa história. Por isso, exigimos a inauguração deste espaço para ser um memorial, com a participação ativa dos movimentos sociais e de direitos humanos, acompanhando as obras e gerindo o espaço na forma de coparticipação.
Se você é contra o autoritarismo, luta por justiça social e não aceita que os crimes da ditadura sejam esquecidos, essa luta também é sua!
ACOMPANHE:
Centelhas

Somos a Centelhas Tendência Movimento da IV Internacional e do PSOL. Lutamos por mundo onde não haja exploração e opressão. Uma sociedade libertária!! Entre as questões às quais atribuímos maior centralidade estão: a natureza dos novos imperialismos, a ascensão do fascismo, a necessidade de construir uma estratégia de transição, o papel da subjetividade e da consciência individual e o papel transversal da luta contra as opressões. Reconhecemos o pioneirismo da QI ao valorizar os movimentos sociais como base de nova síntese na luta contra toda forma de opressão e exploração. Isto hoje se articula nas formulações do ecossocialismo e nas lutas antirracista e antipatriarcal.
Marcha Mundial de Mulheres

A Marcha Mundial das Mulheres (MMM) é um movimento feminista internacional, que se iniciou em 2000, com a finalidade de realizar uma campanha mundial contra a pobreza e a violência contra as mulheres. Foi realizada, nesse ano, uma grande mobilização que reuniu mulheres do mundo todo, que se iniciou no Dia Internacional da Mulher, 8 de Março e terminou em 17 de outubro, tomando por base o chamado “2000 razões para marchar contra a pobreza e a violência sexista”. Tenho orgulho de ser uma das primeiras articuladoras da Marcha Muheres no Brasil.
ACOMPANHE:
Movimento Negro Unificado (MNU)

O Movimento Negro Unificado (MNU) é uma organização pioneira na luta do Povo Negro no Brasil. Fundada no dia 18 de junho de 1978, e lançada publicamente no dia 7 de julho, deste mesmo ano, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em plena ditadura militar. O ato representou um marco referencial histórico na luta contra a discriminação racial no país. A organização é um marco na luta contra a discriminação racial e pela afirmação da cultura negra, sendo responsável por importantes conquistas como a visibilidade da questão racial, a lei de cotas, o ensino de história e cultura afro-brasileira e o Dia Nacional da Consciência Negra.
ACOMPANHE:
PSOL

20 anos do PSOL, um partido construído para ser o abrigo da esquerda socialista no Brasil e que contou com um amplo apoio social na sua fundação, que se expressou pelos milhares de assinaturas de pessoas solicitando o seu registro.
O PSOL é um partido necessário.
Com a força das mulheres, da juventude, do campo, das cidades, dos territórios, quilombos e aldeias.
Um partido marcado pela militância negra, indígena, LGBTQIAPN+, ecossocialista.
Tenho muito orgulho de participar desde o início dessa construção. E de acolher diferentes gerações de luta em nossas fileiras.
Foi no PSOL que, pela primeira vez, participei como candidata. Nossa chapa de 2006, da Frente de Esquerda Socialista, já tinha a marca das mulheres. Com o slogan “Agora é que são elas”, com Heloísa presidenta, Vanessa governadora, Maria senadora, ocupamos o espaço político para dizer que nós mulheres não seremos interrompidas, como sempre nos lembrava Marielle Franco.
ACOMPANHE: